top of page
  • Foto do escritorCamila Voluptas

Liberal e Aberto é a mesma coisa?

Muitos casais têm medo de conhecer de perto o universo #liberal pois acreditam que estarão abrindo a relação.




Um casal que tem um relacionamento aberto não necessariamente curte swing; ou seja, não tem envolvimento sexual com mais de um parceiro ao mesmo tempo. #relacionamentoaberto #relacionamentoliberal


Esse casal possui uma relação fixa,


mas é aberto a outros tipos de envolvimentos, sexual ou afetivo. João que é casado com a Maria pode simplesmente decidir sair com a Ana sem que a Maria tenha que autorizá-lo para isso; da mesma forma Maria quando quiser ir com o Arnaldo.

Um adendo: poligamia não é poliamor nem swing!

• No #poliamor há envolvimento sexual e emocional entre todos; o famoso #trisal que pode ou não ser adepto de swing. #Poliamoristas não são obrigatoriamente #swingers. Um trisal pode não ser adepto do swing.


Ser poligâmico

é ser casadx e ainda sim ter relações consentidas com outras pessoas enquanto continua casadx. Ex: João é casado com a Maria e é casado com Ana. Maria não tem envolvimento com Ana e João tem dias certos para ficar com ambas (é importante lembrar que na história de povos poligâmicos o sexo grupal, as trocas de casais e encontros sexuais ocasionais não são praticáveis, ou seja, chamar um casal liberal de poligâmico está errado).


Então o que é relacionamento liberal?


Não é poliamor, não é poligamia e nem mesmo relacionamento aberto. É ser adepto do #Swing."

Um casal liberal tem uma relação monogâmica pois monogamia é um regime ou costume em que é imposto ao homem ou a mulher ter apenas *um cônjuge*.

"Mono" quer dizer um, já "Gamos" significa casamento. Ou seja, monogamia quer dizer: um casamento!


No swing

Somos monogâmicos pois não estamos abertos a termos mais cônjuges ou "gamos" ao mesmo tempo. Também não temos uma relação aberta pois não queremos envolvimentos sentimentais com outras pessoas individualmente.


Swing é ter apenas um cônjuge com quem se aventura no universo swing em trocas de casais, ménages, grupais entre outros...



bottom of page